sábado, 4 de maio de 2013

Campanha contra aftosa em Goiás é lançada neste sábado (4)

Foto ilustrativa
Goiânia - A primeira etapa anual da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa em Goiás será lançada oficialmente neste sábado (4/5), na Fazenda Maktub, localizada no Km 7 da GO-010, entre Vianópolis e Luziânia. Estimado em quase 22 milhões de cabeças, todo rebanho de bovinos e bubalinos do Estado deve ser imunizado. 

As presenças do governador Marconi Perillo, de secretários estaduais e outras autoridades e dirigentes do setor do agronegócio já estão confirmadas para a solenidade de lançamento da campanha, que se estende até 31 de maio.

Antenor Nogueira, presidente da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), afirma que a expectativa para esta etapa é a melhor possível. "Espera-se ultrapassar o percentual de vacinação da campanha de maio do ano passado, quando foi alcançada cobertura vacinal de 99,63%", afirma. “A cada etapa os resultados tem se mostrado melhores, prova do comprometimento do pecuarista com a sanidade do rebanho e com a economia do nosso Estado”, acrescenta.

Propagandas e chamadas nas emissoras de televisão, rádios e jornais, além de folders, cartazes e banners distribuídos pelos fiscais, convidam o produtor a participar e orientam sobre a importância de manter a sanidade dos seus animais por meio da vacinação A medida vai permitir a Goiás alcançar em poucos anos o status de zona livre do doença sem vacinação. 

Multa
Quem não vacinar o rebanho paga multa de R$ 7 por cabeça e R$ 60 se deixar de entregar a Declaração de Vacinação dentro do prazo, que é de até cinco dias após o término da campanha. Em caso de reincidência, o produtor rural paga o dobro do valor. Por meio do cadastro das propriedades em sistema informatizado, a Agrodefesa tem o controle das propriedades que estão adimplentes ou inadimplentes.

O último caso de febre aftosa registrado em Goiás ocorreu em 1995, desde então o produtor rural está consciente da importância desta ação na luta pelo título de zona livre da doença e, consequentemente, a conquista de novos mercados internacionais para a carne goiana. “A Agrodefesa reforça por meio de projetos de educação sanitária realizados durante todo o ano, porém mais intensamente em épocas de campanha, a importância dessa ação”, destaca Antenor Nogueira.

Antirrábica
A vacinação contra a Raiva, em Goiás, ocorre com maior intensidade neste período de imunização do rebanho contra a Aftosa. Somente os pecuaristas dos municípios que integram a área considerada  de alto risco para a doença são obrigados a realizar a vacinação em bovinos e bubalinos. No Estado, 119 municípios integram a área considerada de alto risco para a raiva. A doença infecciosa acomete os animais e também o homem, daí a importância da prevenção por meio da vacinação dos animais.

Fonte: AREDACAO.COM.BR