| Presidente do DEM trabalha para consolidar candidatura alternativa ao governo (Foto:divulgação/DEM) |
Goiânia - O deputado federal Ronaldo Caiado considera que a ida de Vanderlan Cardoso para o PSB vai fortalecer o projeto de uma 'terceira via' para fazer frente à polarização entre PSDB e PMDB/PT nas eleições de 2014. Em entrevista exclusiva ao jornal A Redação, Caiado, que já se lançou como pré-candidato ao governo pelo Democratas, afirmou que Vanderlan no PSB vai fortalecer não a sua candidatura, mas a de um grupo político que já se reúne com o intuito de chegar ao governo do Estado no ano que vem.
Segundo o presidente do DEM, "quem melhor se apresentar nas pesquisas internas e na avaliação do grupo será o candidato ao governo.
Caiado articulou com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, a filiação de Vanderlan Cardoso ao PSB. Com a saída de Júnior Friboi do partido, Vanderlan é quem vai assumir o comando da sigla em Goiás. A partir de agora, Caiado e Vanderlan devem liderar a terceira via, que atualmente conta com DEM, PSB,PRP (do ex-secretário da Fazenda Jorcelino Braga) e PSC.
Questionado sobre o diálogo com outras legendas para integrar a terceira via, Caiado confirmou que há conversas adiantadas, mas que, por "uma questão de estratégia", não poderia revelar quais. Sobre a terceira via, Caiado reforçou que não se trata de um grupo de oposição a Marconi ou Iris Rezende. "Não somos oposição a ninguém. Somos uma alternativa de gestão para Goiás. Não faremos queda de braço com ninguém. Somos uma alternativa de mudanças, e de mudança para melhor para a população em 2014", discursou.
O democrata garante que não há nenhuma chance dele voltar atrás em seu projeto político e retornar para a base aliada do governador Marconi Perillo. Mesmo que tenha a oportunidade de sair candidato ao Senado, por exemplo. Questionado sobre esta possibilidade, Caiado respondeu: "Tenho uma trajetória política focada na ética, na moral, e nos meus princípios. Por esses motivos e não voltaria atrás e por esses motivos é que está na hora de lançar uma candidatura ao governo de Goiás".
Orientação
Ronaldo Caiado reconhece que tem prefeitos e deputados do DEM que estão com Marconi Perillo e não declararam apoio a seu projeto de candidatura, mas não considera esse fato como um empecilho. De acordo com ele, seu grupo está fortalecido e esta posição de alguns deputados e prefeitos é compreensível. "Eu dei essa orientação a eles para que não sejam perseguidos ou sofram retaliação", afirmou.
O deputado afirma que "sem dúvida, haveria retaliação por parte do governo", caso estes correligionários declarassem apoio a ele. "Neste momento, não quero atrapalhar e nem é interessante atrapalhar o trabalho que os prefeitos e deputados democratas estão fazendo em suas bases", justificou. Caiado disse ainda que terá que esperar 2014 para saber se eles estarão em seu palanque.
Fonte: a redacao